domingo, 22 de dezembro de 2013

GASTRITE ULCERATIVA

Essas imagens abaixo são de um canino da raça Yorkshire de 12 anos. Há uma semana apresentando um quadro de vômito bilioso e sanguinolento. Mesmo com o tratamento instituído, a melhora foi muito sutil e o paciente  voltou a ser internado. O exame ultrassonográfico mostrava espessamento de mucosa gástrica  compatível com gastrite severa.
No exame de endoscopia foi constatado diversos focos de úlceras em mucosa gástrica ativas e em grau severo por todas as regiões de estômago. Sangramento intenso e ativo. Mostrava também refluxo retrógrado pilórico de conteúdo duodenal.
Mucosa gástrica com diversas úlceras difusas (imagens de cor marrom).


domingo, 10 de novembro de 2013

LINFANGIECTASIA: Um distúrbio cada vez mais rotineiro.

A linfangiectasia é um distúrbio que causa a dilatação e até a ruptura de canais linfáticos duodenais (pode existir também em outras porções do intestino delgado). E, como consequência promove a perda de proteínas plasmáticas, linfócitos, lipídeos, etc. para o lúmen duodenal. Com isso, ocorre o comprometimento da função linfática local.
 
Devido a essas perdas de componentes, a linfangiectasia é uma das patologias causadores de Enterite Perdedora de Proteínas (EPP). Os sintomas mais comuns cursam com vômitos e/ou diarréias contínuas ou intermitentes (pouco responsivas ao tratamento); perda de peso, ascite, hipopreoteinemia (baixa contagem de proteínas no sangue) e hipoalbuminemia (baixa contagem de albumina no sangue).
 
O diagnóstico definitivo é através da avaliação histopatológica da mucosa duodenal. E, a forma mais segura e menos invasiva, além de menos traumática para a obtenção dessas amostras é através da endoscopia. A imagem endoscópica da linfangiectasia é de uma mucosa inflamada, friável e com a presença de granulação branca pelo lúmen duodenal conhecida como lesões "white sopt".
 
Cada vez mais estamos nos deparando com esse diagnóstico devido a crescente procura da endoscopia na rotina clínica veterinária. Dessa forma, o tratamento-alvo é melhor instituído. E, apesar de não haver conhecidamente uma cura. O tratamento correto permite que os sintomas desapareçam e o paciente volte a ter qualidade de vida como um animal normal.
 
Entre em contato para dúvidas!!! Forte abraço
 
Debora

(Tel: (21) 98218 - 2227; endoscovet@gmail.com)
 
 
Trabalho aprovado para Novembro/2013


Lesões tipo "White Spot" em mucosa duodenal.

Lesão tipo "White Spot" e secreção biliosa em duodeno.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BRONCOSCOPIA!!

Esse paciente é um macho novo da raça Rottweiler (2anos e 6 meses) que já trata para bronquite desde fevereiro deste ano. A imagem radiografica mostra infiltrado pulmonar difuso. Tomou diversos antibióicos.

Foi feito uma broncoscopia com lavado traque-brônquico. A imagem endoscópica da traquéia e da entrada dos brônquios principais cursa com inflamação moderada, mas ausência de secreção no trato. O Lavado foi enviado para a avaliação citológica pela M.V.Roberta Graça e mostrou diversos eosinófilos (inflamação eosinofílica), provavelmente é um processo de bronquite alérgica.

Olha as fotos ai embaixo!
Imagem do final da traquéia

Imagem da lâmina de citologia do lavado traqueo-brônquico

terça-feira, 22 de outubro de 2013

INGESTÃO DE CORPO ESTRANHO

Nossos amigos pet's adoram brincar com qualquer coisa que esteja na frente. Tudo é motivo para se interessar por objetos ou frutas (que são saborosas para eles também!!). Por isso, cuidado com que deixamos a vista.

Saiba que a endoscopia pode ser muito mais que útil para vocês neste momento. Com as manobras endoscopicas é possível retirar os mais diversos tipos de corpo estranho ingerido pelo seu amigo(a) peludo(a); além da segurança evitamos todos os transtornos de um pós-operatório.

Converse com seu veterinário de confiança, qualquer dúvida é só entrar em contato ok?
tel: (21) 8218-2227 e por e-mail: endoscovet@gmail.com

Aqui embaixo vai algumas imagens do que já encontrei!!!

Pedaço de tira da sandália Havaiannas!!

Semente de fruta, acredito ser de amêndoa coquinho


Meia e fiação de telefone


 
Emaranhado de elástico
 


 Caroço de manga partido
 


 
Ossinho (a agulha é só para comparar tamanho)



 Pedaço de tapete higiênico
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CAROÇO DE MANGA !!!

Mais uma manobra de sucesso pela endoscopia. Essas imagens mostram a visualização do caroço de manga dentro do estômago e após retira-lo. Ele era grande o suficiente para ser mordido pela paciente antes de engoli-lo, o que foi a minha sorte. Porque as metades tinham o tamanho máximo para eu conseguir retira-las.

Deu trabalho!!! Mas com paciência foi possível.

Nossa paciente é uma fofa!! Acorda na anestesia tranquila e abanando o rabinho, como se nada tivesse acontecido...

Fofa demais! acordar da anestesia super tranquila, abanando o rabinho como se nada tivesse acontecido. Mereceu uma foto.

Olha ele ai no estômago! Surpresa foi ver que estava partido no meio. Eram duas metades.

Com as manobras endoscópicas foi possível retirar ambas as metades.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ÚLCERAS GÁSTRICAS

Um dos principais motivos de dor em estômago, diminuição de apetite, vômitos e vômitos com sangue é a presença de úlceras estomacais. Essas úlceras podem ser indicativos de distúrbios alimentares com hipersecreção gástrica, hipomotilidade estomacal, alterações inflamatórias, casos graves e avançados de Helicobacter pilory e ainda indicativos de neoplasias ulceradas (relativamente presente em casos como os linfomas gástricos).
Úlceras escarificantes superficiais

Úlceras escarificantes superficiais

Nódulos úlcerados e profundos (grave). Histopatológico confirmou Linfoma Gástrico em canino.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ADENOCARCINOMA RETAL:

Essa imagem mostra a presença de uma massa obstruíndo a saída do reto de uma cadelinha no início da vida idosa. A massa era de aspecto macia e sangrava muito e seu tamanho era tão aumentado que deslocava a luz intestinal para esquerda e ao toque retal foi possível perceber que já existia uma fibrose gerando diminuição na luz intestinal a um diâmetro possivelmente menos que de um lápis.

O histórico dessa cadelinha era de fezes em pequenas quantidades com muito sangramento e dor. Ficava dias sem conseguir defecar.

O exame endoscópico permitiu a obtenção de imagem e retirada mais segura de fragmentos para avaliação histopatológica. Agora, nossa paciente irá para avaliação oncológica. Torcemos para a sua melhora Preta!
Massa obstrutiva em luz retal
 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

COLONOSCOPIA

A colonoscopia é o exame endoscópico que permite a avaliação de todos os segmentos do intestino grosso, tais como; ampôla anal, mucosa retal, porções do cólon até a visualização da ampôla ílio-cecal. Durante o exame é possível avaiar a presença de parasitos, alterações em mucosa, escarificações/úlceras, massas ou pólipos. Além disso, com o auxílio de pinças endoscópicas é possível também a coleta de fragmentos dessa mucosa para avaliação histopatológica.
 
Mas, o exame de colonoscopia necessita de um preparo dietético iniciado 3 dias antes do exame e o uso de medicamentos laxativos neste preparo. Esse preparo é de suma importância e visa a limpeza de todo os segmentos do cólon; pois a presença de fezes impossibilita a realização do exame. 
 
Qualquer dúvida, entre em contato!!!
 
Segmento de Cólon
 
 
Imagem da ampôla ílio-cecal


 
 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CORPO ESTRANHO GÁSTRICO

 
 
Essa foto adicionada, mostra o tamanho do corpo estranho que foi hoje retirado do estômago de uma cadelinha de 1 ano e 6 meses, da raça Golden Retriever.
 
A proprietária entrou em contato após realizar radiografia contrastada com diversos tempos, mostrando que sugeria alguma objeto em estômago que não permitia que o contraste caminhasse corretamente para o intestino delgado, mesmo após 90 minutos da ingestão do contraste. O exame não conseguia definir bem o que era, havia uma suspeita de ser pano.
 
A cadelinha estava prostradinha, vomitando muito, inclusive a água que ingeria. Começou a ser medicada para a gastrite e alimentação em pouca quantidade e bem pastosinha para não sobrecarregar o estômago já machucado pela presença desse objeto.
 
Começamos então a endoscopia, e com diversas manobras conseguimos retirar na íntegra o material estranho de comprimento bem grande né? Foi difícil devido ao tamanho e peso.
 
Bom, vamos acabar com a curiosidade de todos. O tal material nada mais é que um emaranhado de elástico com resíduo de plástico verde. Ao mostrar para a proprietária, a mesma identificou o objeto como uma extensão de rack de cor verde que contêm o fio elástico em seu interior.
 
Saímos todos satisfeitos. Agora é um pouco de paciência e tratar a gastrite erosiva que o material estranho causa no estômago. E, "bola pra frente"!!!!
 


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um Pouquinho da Endoscopia.

                 Hoje já podemos contar com diversos avanços tecnológicos no mundo animal.
                 A endoscopia é um exemplo de avanço tecnológico que temos no meio veterinário. É uma excelente ferramenta que pode ser usada com diversas finalidades, como mostrarei ao longo desse blog.
                 Podemos utilizar o exame endoscópico para trato respiratório e para trato digestório.  O exame de estômago e intestino delgado é denominado de Endoscopia Digestiva Alta ou Gastroduodenoscopia. Já o exame de intestino grosso é denominado de Endoscopia Digestiva Baixa ou Colonoscopia, esse exame requer preparo dietético prévio. Em ambas endoscopias digestivas é possível coletar diversos fragmentos de mucosa para avaliação histopatológica, permitindo concluir melhor o diagnóstico patológico.
                 Não posso deixar de citar que o exame de trato digestório permite ainda, na grande maioria das vezes, a retirada de objetos estranhos que são ingeridos pelos nossos amigos animais; tais como: caroço de frutas, fragmentos de sandálias; brinquedos, pedaços plásticos, pedaços de madeira e gravetos, anzóis, ossinhos,... Isso sem necessitar de procedimento cirúrgico ou tratamento pós-operatório.
                Para pacientes com perda progressiva de peso, anorexia; causando dificuldade em administrar medicamentos via oral; podemos utilizar a endoscopia gástrica como ferramenta para colocar sonda estomacal conhecida como sonda gástrica de Pezzer. Essa sonda fica acoplada diretamente ao estômago; e, com devido cuidado higiênico diário e manejo adequado é possível ficar várias semanas. Sendo utilizada para fornecimento alimentar, hídrico e de medicamentos diretamente ao estômago.
                A endoscopia também pode e deve ser utilizada como auxílio diagnóstico em trato respiratório. A Rinoscopia e é uma ferramenta bastante útil em animais com espirros, dificuldades inspiratórias, sangramentos nasais, deformidades de faces,... Com esse exame podemos avaliar a cavidade nasal e as coanas (orofaringe), além de permiteir também a coleta de fragmentos de biópsia para avaliação histopatológica. E, por último, mas de grande e devida importância existe a avaliação da traquéia e dos brônquios principais, denominado de Broncoscopia. Esse exame permite avaliar o trato respiratório baixo e podemos coletar lavado traqueo-brônquico para avaliação laboratorial e para cultura+antibiograma de secreção pulmonar.

Ao longo dos dias, me comprometo a colocar informações mais detalhadas de cada um desses procedimentos, bem como casos clínicos para apreciação de todos;

Por favor entre em contato para comentários, dúvidas e sugestões!

Abraço