terça-feira, 24 de setembro de 2013

ADENOCARCINOMA RETAL:

Essa imagem mostra a presença de uma massa obstruíndo a saída do reto de uma cadelinha no início da vida idosa. A massa era de aspecto macia e sangrava muito e seu tamanho era tão aumentado que deslocava a luz intestinal para esquerda e ao toque retal foi possível perceber que já existia uma fibrose gerando diminuição na luz intestinal a um diâmetro possivelmente menos que de um lápis.

O histórico dessa cadelinha era de fezes em pequenas quantidades com muito sangramento e dor. Ficava dias sem conseguir defecar.

O exame endoscópico permitiu a obtenção de imagem e retirada mais segura de fragmentos para avaliação histopatológica. Agora, nossa paciente irá para avaliação oncológica. Torcemos para a sua melhora Preta!
Massa obstrutiva em luz retal
 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

COLONOSCOPIA

A colonoscopia é o exame endoscópico que permite a avaliação de todos os segmentos do intestino grosso, tais como; ampôla anal, mucosa retal, porções do cólon até a visualização da ampôla ílio-cecal. Durante o exame é possível avaiar a presença de parasitos, alterações em mucosa, escarificações/úlceras, massas ou pólipos. Além disso, com o auxílio de pinças endoscópicas é possível também a coleta de fragmentos dessa mucosa para avaliação histopatológica.
 
Mas, o exame de colonoscopia necessita de um preparo dietético iniciado 3 dias antes do exame e o uso de medicamentos laxativos neste preparo. Esse preparo é de suma importância e visa a limpeza de todo os segmentos do cólon; pois a presença de fezes impossibilita a realização do exame. 
 
Qualquer dúvida, entre em contato!!!
 
Segmento de Cólon
 
 
Imagem da ampôla ílio-cecal


 
 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CORPO ESTRANHO GÁSTRICO

 
 
Essa foto adicionada, mostra o tamanho do corpo estranho que foi hoje retirado do estômago de uma cadelinha de 1 ano e 6 meses, da raça Golden Retriever.
 
A proprietária entrou em contato após realizar radiografia contrastada com diversos tempos, mostrando que sugeria alguma objeto em estômago que não permitia que o contraste caminhasse corretamente para o intestino delgado, mesmo após 90 minutos da ingestão do contraste. O exame não conseguia definir bem o que era, havia uma suspeita de ser pano.
 
A cadelinha estava prostradinha, vomitando muito, inclusive a água que ingeria. Começou a ser medicada para a gastrite e alimentação em pouca quantidade e bem pastosinha para não sobrecarregar o estômago já machucado pela presença desse objeto.
 
Começamos então a endoscopia, e com diversas manobras conseguimos retirar na íntegra o material estranho de comprimento bem grande né? Foi difícil devido ao tamanho e peso.
 
Bom, vamos acabar com a curiosidade de todos. O tal material nada mais é que um emaranhado de elástico com resíduo de plástico verde. Ao mostrar para a proprietária, a mesma identificou o objeto como uma extensão de rack de cor verde que contêm o fio elástico em seu interior.
 
Saímos todos satisfeitos. Agora é um pouco de paciência e tratar a gastrite erosiva que o material estranho causa no estômago. E, "bola pra frente"!!!!
 


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um Pouquinho da Endoscopia.

                 Hoje já podemos contar com diversos avanços tecnológicos no mundo animal.
                 A endoscopia é um exemplo de avanço tecnológico que temos no meio veterinário. É uma excelente ferramenta que pode ser usada com diversas finalidades, como mostrarei ao longo desse blog.
                 Podemos utilizar o exame endoscópico para trato respiratório e para trato digestório.  O exame de estômago e intestino delgado é denominado de Endoscopia Digestiva Alta ou Gastroduodenoscopia. Já o exame de intestino grosso é denominado de Endoscopia Digestiva Baixa ou Colonoscopia, esse exame requer preparo dietético prévio. Em ambas endoscopias digestivas é possível coletar diversos fragmentos de mucosa para avaliação histopatológica, permitindo concluir melhor o diagnóstico patológico.
                 Não posso deixar de citar que o exame de trato digestório permite ainda, na grande maioria das vezes, a retirada de objetos estranhos que são ingeridos pelos nossos amigos animais; tais como: caroço de frutas, fragmentos de sandálias; brinquedos, pedaços plásticos, pedaços de madeira e gravetos, anzóis, ossinhos,... Isso sem necessitar de procedimento cirúrgico ou tratamento pós-operatório.
                Para pacientes com perda progressiva de peso, anorexia; causando dificuldade em administrar medicamentos via oral; podemos utilizar a endoscopia gástrica como ferramenta para colocar sonda estomacal conhecida como sonda gástrica de Pezzer. Essa sonda fica acoplada diretamente ao estômago; e, com devido cuidado higiênico diário e manejo adequado é possível ficar várias semanas. Sendo utilizada para fornecimento alimentar, hídrico e de medicamentos diretamente ao estômago.
                A endoscopia também pode e deve ser utilizada como auxílio diagnóstico em trato respiratório. A Rinoscopia e é uma ferramenta bastante útil em animais com espirros, dificuldades inspiratórias, sangramentos nasais, deformidades de faces,... Com esse exame podemos avaliar a cavidade nasal e as coanas (orofaringe), além de permiteir também a coleta de fragmentos de biópsia para avaliação histopatológica. E, por último, mas de grande e devida importância existe a avaliação da traquéia e dos brônquios principais, denominado de Broncoscopia. Esse exame permite avaliar o trato respiratório baixo e podemos coletar lavado traqueo-brônquico para avaliação laboratorial e para cultura+antibiograma de secreção pulmonar.

Ao longo dos dias, me comprometo a colocar informações mais detalhadas de cada um desses procedimentos, bem como casos clínicos para apreciação de todos;

Por favor entre em contato para comentários, dúvidas e sugestões!

Abraço