É diagnosticado definitivamente através da avaliação histopatologica dos fragmentos de mucosa coletados durante o exame endoscópico (gastroscopia e/ou colonoscopia). A avaliação macroscópica durante o exame endoscópico não diferencia o processo inflamatório de outros; mas visualiza uma processo inflamatório difuso (edema de mucosa somado a hiperemia).
É visualizado a presença de infiltrado eosinofílico de forma difusa em mucosa gastrointestinal. Ainda não está tão bem esclarecido o processo que engatilha a deposição desse infiltrado eosinofílico na mucosa gastrointestinal. Esse infiltrado eosinofílico também pode estar presente em região de muscular e subserosa. Sendo que a literatura científica relata que a gastroenterite eosinofílica mucosal (em mucosa) é a mais comum, e os tipos muscular e subseroso são os menos comuns.
A gastroenterite eosinofílica é comumente conhecida como Alergia Alimentar e cursa junto em animais que além de distúrbios gastrointestinais também manifestam distúrbios cutâneos e/ou respiratórios em conjunto. Dessa forma, os pacientes além de manifestarem diarreias, vômitos, perda de peso, distensão abdominal; podem manifestar em conjunto sintomas como eczema, hiperemia cutânea, asma,...
Região em Antro Gástro - Processo Inflamatório Difuso
Corpo Gástrico - Processo Inflamatório Difuso
Esfíncter Piloro - Diminuição em luz, processo inflamatório.
Cólon Ascendente - Presença de edema de mucosa
Cólon Ascendente - Edema e hiperemia em mucosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário