quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um Pouquinho da Endoscopia.

                 Hoje já podemos contar com diversos avanços tecnológicos no mundo animal.
                 A endoscopia é um exemplo de avanço tecnológico que temos no meio veterinário. É uma excelente ferramenta que pode ser usada com diversas finalidades, como mostrarei ao longo desse blog.
                 Podemos utilizar o exame endoscópico para trato respiratório e para trato digestório.  O exame de estômago e intestino delgado é denominado de Endoscopia Digestiva Alta ou Gastroduodenoscopia. Já o exame de intestino grosso é denominado de Endoscopia Digestiva Baixa ou Colonoscopia, esse exame requer preparo dietético prévio. Em ambas endoscopias digestivas é possível coletar diversos fragmentos de mucosa para avaliação histopatológica, permitindo concluir melhor o diagnóstico patológico.
                 Não posso deixar de citar que o exame de trato digestório permite ainda, na grande maioria das vezes, a retirada de objetos estranhos que são ingeridos pelos nossos amigos animais; tais como: caroço de frutas, fragmentos de sandálias; brinquedos, pedaços plásticos, pedaços de madeira e gravetos, anzóis, ossinhos,... Isso sem necessitar de procedimento cirúrgico ou tratamento pós-operatório.
                Para pacientes com perda progressiva de peso, anorexia; causando dificuldade em administrar medicamentos via oral; podemos utilizar a endoscopia gástrica como ferramenta para colocar sonda estomacal conhecida como sonda gástrica de Pezzer. Essa sonda fica acoplada diretamente ao estômago; e, com devido cuidado higiênico diário e manejo adequado é possível ficar várias semanas. Sendo utilizada para fornecimento alimentar, hídrico e de medicamentos diretamente ao estômago.
                A endoscopia também pode e deve ser utilizada como auxílio diagnóstico em trato respiratório. A Rinoscopia e é uma ferramenta bastante útil em animais com espirros, dificuldades inspiratórias, sangramentos nasais, deformidades de faces,... Com esse exame podemos avaliar a cavidade nasal e as coanas (orofaringe), além de permiteir também a coleta de fragmentos de biópsia para avaliação histopatológica. E, por último, mas de grande e devida importância existe a avaliação da traquéia e dos brônquios principais, denominado de Broncoscopia. Esse exame permite avaliar o trato respiratório baixo e podemos coletar lavado traqueo-brônquico para avaliação laboratorial e para cultura+antibiograma de secreção pulmonar.

Ao longo dos dias, me comprometo a colocar informações mais detalhadas de cada um desses procedimentos, bem como casos clínicos para apreciação de todos;

Por favor entre em contato para comentários, dúvidas e sugestões!

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário