domingo, 10 de novembro de 2013

LINFANGIECTASIA: Um distúrbio cada vez mais rotineiro.

A linfangiectasia é um distúrbio que causa a dilatação e até a ruptura de canais linfáticos duodenais (pode existir também em outras porções do intestino delgado). E, como consequência promove a perda de proteínas plasmáticas, linfócitos, lipídeos, etc. para o lúmen duodenal. Com isso, ocorre o comprometimento da função linfática local.
 
Devido a essas perdas de componentes, a linfangiectasia é uma das patologias causadores de Enterite Perdedora de Proteínas (EPP). Os sintomas mais comuns cursam com vômitos e/ou diarréias contínuas ou intermitentes (pouco responsivas ao tratamento); perda de peso, ascite, hipopreoteinemia (baixa contagem de proteínas no sangue) e hipoalbuminemia (baixa contagem de albumina no sangue).
 
O diagnóstico definitivo é através da avaliação histopatológica da mucosa duodenal. E, a forma mais segura e menos invasiva, além de menos traumática para a obtenção dessas amostras é através da endoscopia. A imagem endoscópica da linfangiectasia é de uma mucosa inflamada, friável e com a presença de granulação branca pelo lúmen duodenal conhecida como lesões "white sopt".
 
Cada vez mais estamos nos deparando com esse diagnóstico devido a crescente procura da endoscopia na rotina clínica veterinária. Dessa forma, o tratamento-alvo é melhor instituído. E, apesar de não haver conhecidamente uma cura. O tratamento correto permite que os sintomas desapareçam e o paciente volte a ter qualidade de vida como um animal normal.
 
Entre em contato para dúvidas!!! Forte abraço
 
Debora

(Tel: (21) 98218 - 2227; endoscovet@gmail.com)
 
 
Trabalho aprovado para Novembro/2013


Lesões tipo "White Spot" em mucosa duodenal.

Lesão tipo "White Spot" e secreção biliosa em duodeno.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário