segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TRICOBENZOAR: AS FAMOSAS "BOLAS DE PÊLOS"

Tricobenzoar (ou bola de pêlo) retirado por endoscopia.


       Tricobenzoar é o nome chique, cientifico das famosas formações de bolas de pêlos. Demoram um tempo longo para se formarem; mas causam um grande problema. Além da inflamação, gastrite, muitos obstruem o trato gastrointestinal e enquanto não forem identificados e retirados só vão crescendo!

       O mais importante é saber que tanto cães como os gatos podem formar essas bolas de pêlos por inúmeras razões. Não somente os animais de raças de pêlos longos, mas também os de pêlos curtos porque muitos dos nossos amigos de quatro patas adoram lamber a água de chuveiros, banheiras, ralos,... além de se lamberem ou se coçaram. E, sendo assim, vão aos poucos ingerindo pêlos e cabelos.

       Como o crescimento é lento normalmente só demonstram sintomas semanas ou meses após começarem a sua formação no estômago. Esses sintomas na maioria das vezes é de vômito, inapetência, enjôo que vai evoluindo para halitose, gases, dores abdominais e o agravamento do quadro clínico.

       Nem sempre a ultrassonografia ou a radiografia vão conseguir diagnosticar porque os pêlos e cabelos não fazem uma imagem assim tão boas.

Fotos:
1, 2 e 3: imagens desses tricobenzoares em estômago; reparem o quanto que a mucosa do estômago fica hiperêmica (avermelhada)
4 e 5: Imagens dos tricobenzoares retirados com sucesso por endoscopia.

Ficou com dúvidas? entre em contato! 
endoscovet@gmail.com
tel: (021) 9-8218-2227
Bjs


FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário